quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Os gênios.


Em homenagem ao aniversário de Tim Burton, vamos falar sobre a parceria e amizade do diretor com Johnny Depp.

Um, tem as idéias e cria o personagem. O outro, da vida a obra elaborada do primeiro.
Tudo começou em na década de 90. Tim Burton havia ido estudar na Disney (o que futuramente traria parcerias gigantescas) e começou a desenvolver desenhos para a própria! Mas foi só! Logo depois Tim saiu da equipe da Disney!

Empenhado em fazer o que gostava, Tim começou a trabalhar com o mundo “obscuro” e por um lado “escuro”. Tim foi estreou nos longas-metragens com A Grande Aventura de Pee-Wee, três anos depois Os Fantasmas se Divertem, e um ano depois os fãs de quadrinhos curtiram BatmanApós Batman, Burton teve a idéia de contar a história de um homem artificial que tinha tesouras no lugar dos dedos. Era uma espécie de reimaginação da história do monstro de Frankenstein em tom de fábula. Para o papel principal de Edward Mãos-de-Tesoura, foi escolhido um jovem ator que acabara de abandonar o seriado Anjos da Lei e estava louco para ser desvinculado da imagem de galã e ídolo das adolescentes.
Johnny havia abandonado o sonho de ser um rockstar e seguiu o conselho de seu amigo Nicolas Cage: Virar um ator! O garoto odiava a série que estava protagonizando e até saiu da série antes do contrato que havia assinado. Depp encontrou seu refúgio quando Burton o convidou para interpretar Edward. Mal ele sabia que seria o inicio de uma amizade de mais de vinte anos!

"Aquele papel não era uma estratégia de carreira. Era a liberdade. Liberdade para criar, experimentar, aprender e exorcisar algo em mim", lembra Depp.


Johnny Depp agarrou o papel com as duas mãos e mandou uma senhora interpretação. Mesmo falando apenas 169 falas no fim, com uma apertada roupa de couro (ele chegou a desmaiar por causa do calor na gravação da cena onde ele foge da pacata cidadezinha de volta para sua mansão) e uma pesada maquiagem no rosto, ele conseguiu passar toda a inocência e estranheza do personagem apenas com o olhar.

“Eu gosto dos olhos das pessoas e muito, especialmente com um personagem como este [Edward Mãos de Tesoura], que realmente não fala, olhos são muito importantes. Eu me lembro que Johnny era capaz de fazer algo que me espantou.” —Tim Burton.

Juntando o bom com o agradável, sempre sai coisa boa. E está sendo assim com a nossa dupla favorita: Depp e Burton. Nos anos seguintes, Depp continuaria a embarcar em todas (ou quase) “vagens” que o diretor/amigo iria lhe propor. Assim foi nas SETE PARCEIRIAS finalizadas, e a oitava, que já está em andamento, "Dark Shadows". E além de ser mais uma ultra-parceira, Johnny realiza um sonho que tem desde criança: Interpretar o vampiro de 200 anos e que está “a procura” de seu amor  perdido (Josette),  Barnabas Collins.

"A série é algo que eu e Depp amamos e estamos empolgados." – Tim Burton

Dark Shadows é uma série televisiva que gerou um certo fenómeno de culto nos EUA.
Exibida entre 1966 e 1971, cinco dias por semana , tinha muito elementos de terror gótico, com cenários espectaculares, argumentos imaginativos e a presença de vampiros, lobisomens, monstros, feiticeiros e viagens no tempo.

Depp e Burton já fizeram filmes que tiveram indicações ao Oscar, como A Noiva Cadáver e o aclamado Sweeney Todd. O filme foi baseado em um musical da Broadway. O filme foi indicado na categoria de melhor ator (Johnny Depp), Melhor figurino e Melhor direção de arte, levando para casa a ultima indicação citada. O filme além da super produção, conteve um mega-elenco, como Helena Bonham CarterAlan Rickman, Sacha Baron Cohen e Timothy Spall.

A baixo, relembre as parcerias já feitas pela dupla excêntrica.

Edward Mãos-de-Tesoura (1990)

Ed Wood (1994)
 

A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça (1999)

A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005)
 


A Noiva Cadáver (2005)

Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet  (2007)

Alice no País das Maravilhas (2010) 

10 comentários:

Maay disse...

Gente, os dois amam tanto o trabalho deles! Dá mt gosto de ver que eles são como irmãos. A "quimica" dos dois é perfeita :D

Anônimo disse...

Esse post é lindo, nossa... emocionei, mesmo.
Tomara q essa amizade dure mais décadas e décadas.
Não sei oq eu faria se a arte dos dois acabesse...
- Hérika

Anônimo disse...

Os dois juntos se resumem em apenas uma palavra! PERFEIÇÃO.

Laa Bernaardi disse...

- Realmente a melhor dupla qe eu já vi ! Não tem um filme deles qe eu não goste :) Parabeéns Tim (^)

Anônimo disse...

Estou ansiosa para ver o próximo trabalho deles, eu amo filmes de vampiros (detesto o crepúsculo) e com eles o verdadeiro filme de vampiros irá voltar!

Drick Depp disse...

Quem me conhece já sabe que eu sempre digo - "Johnny é o melhor ator do mundo e o Tim é o melhor diretor do mundo, os dois são bem criativos".
Não vejo a hora de assistir ao novo trabalho dos dois 'dark shadows', estou muito anciosa.

Amanda Depp disse...

Meus favoritos! dupla incrivel! *---*

Anônimo disse...

Seem eles o que seria do cinema americano não é msm ? HaHa ' não da pra piscar qnd Johnny atua em um filme dirigido pelo Tim ... e em nenhum filme dele aliás .Gentee mt Boa essa matéria . Prova que amizade e trabalho caminham juntas sim ! Johnny ♥

marcia disse...

Maravilhosooooooooooooooooooooooooooo

Clézia Cavalcante disse...

Maravilhosa ficou a matéria Yse.
http://www.johnnydeppmais.blogspot.com.br/

Postar um comentário