segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Sweeney Todd, da lenda ao personagem.


Benjamin Barker, ou Sweeney Todd, foi estudado por muitos historiadores ao decorrer dos anos. Foi um dos primeiros exemplos de lenda urbana de todos os tempos.
Na versão original do conto, Todd é um barbeiro que despacha suas vítimas, puxando uma alavanca, enquanto eles estão em sua cadeira de barbeiro, que faz cair para trás para baixo de um alçapão giratório no porão de sua loja, em geral, levando-os a quebrar o seu pescoços ou crânios. Apenas no caso de eles estão vivos, ele vai para o porão e cortanda suas gargantas com sua navalha. Em algumas adaptações, o processo de assassinato é invertida, com Todd cortar as gargantas de seus clientes antes de serem despachados para o porão através do alçapão giratório.
A primeira aparição da história foi em A String of Pearls, a versão original do conto em 1846/1847. E o enredo acabou parando na Broadway, canções, e inúmeras adaptações! Entre tantas adaptações, se encontra “Sweeney Todd: O Barbeiro da Rua Fleet”, dirigido por Tim Burton e tendo como Sr. Todd - Johnny Depp e Sr. Lovett - Helena Carter (todos amantes de tal musical).
Foi à primeira vez que você trabalhou com Johnny Depp, tendo Tim Burton como diretor. Como foi a experiência para você?
Eu ainda não tinha filmado com Johnny, ele é ótimo e foi maravilhoso comigo. Ele é muito disciplinado e consciente, provavelmente muito mais do que eu e Tim (risos). E Johnny me ajudou muito porque estando grávida, não é todo dia que você está bem, sabe. Para piorar, eu tive de desistir da cafeína durante esse período, então às vezes precisava de um sinal para ver para que lado estava a câmera…
Helena Carter para o site Omelete, Junho de 2008.


Tim entregou nas mãos de Johnny um CD do musical da história, feito por Stephen Sondheim e Hugh Wheeler.Helena e Tim já eram grandes amantes da história de Sweeney, e certamente o que faltava para o “plano” dar certo era Johnny.
Tim e John entraram de cabeça no projeto. Johnny aprendeu a cantar em um estúdio com seu amigo Bruce Witkin, enquanto Helena contratou um professor. Johnny participou também da criação do visual de Sweeney, o que foi discutido nos primeiros encontros.
Você nunca se perguntou o porque da mancha branca no cabelo de Sweeney? Saiba a resposta pelas próprias palavras de Johnny:

E porque aquela mecha branca no cabelo de Sweeney?
A idéia era que ele sofria esse enorme trauma, de ser mandado para longe, preso em um lugar. Aquela mecha branca veio a partir do choque trazido pela fúria. Representa sua fúria em relação ao que aconteceu. Certamente não é a primeira vez que alguém usa esse recurso. Mas funciona. Sozinha, já conta uma história. My brother had a white spot growing up, and his son has this kind of shock of white in his hair.
ENTERTAINMENT WEEKLY

Mas um imprevisto aconteceu logo no inicio das gravações: Em Março de 2007, Lily-Rose foi internada devido a uma infecção. Na época Lily tinha sete anos de idade e as gravações tinham apenas três semanas. Johnny largou tudo e foi ao encontro de Lily.

Dizer que foi um momento muito ‘dark’ não é nada. Não chega perto de descrever. Palavras são tão pequenas. Mas conhecendo aquelas pessoas, Tim e a equipe, pararam tudo e esperaram… eu não sabia se voltaria. Eu me lembro de ter falado com Tim, dito à ele: “Talvez você precise selecionar outro ator”.
ENTERTAINMENT WEEKLY

Em agradecimento por salvarem Lily, Johnny doou $2 milhões (dólares) para o hospital infantil e convidou a enfermeira, que tomou conta de Lily-Rose, para a estréia londrina de Sweeney Todd. Depois disso Johnny voltou ao “trabalho” e encarnou o personagem novamente, deixando o trabalho esplendoroso. Sobre dar “adeus” a Sweeney, Johnny fala: “São algumas semanas, onde você vai tirando o resto daquela pele você sabe, dos resíduos. Mas foi uma coisa boa a ser feita. Não foi como outros personagens, como [Piratas do Caribe] Capt. Jack.”.
O marketing do filme se estendeu da América até a Ásia, mas vacilou em não ter anunciado que se tratava de um musical. Tal filme não impressionou só o público e fãs, mas também a critica. Mesmo sendo uma adaptação de um musical que não foi colocada lá muita “fé”, o filme teve 86% dos críticos deram o resenhas de filmes positivos, com base em 215 avaliações. Além de ser listado mais de uma vez como um dos melhores filmes de 2007.

Tim, quando você assistiu ao musical no West End nos anos 70, você fez alguns esboços dos personagens principais e eles se parecem muito com Johnny e Helena.
Burton: Pois é, mas os meus esboços se parecem com todos os esboços (risos). É fácil olhar as coisas desse lado. O que me chocou é que quando fui checar minhas coisas, eu os vi como um sinal positivo que veio do meu subconsciente e tomei como um sinal muito forte para mim.
Omelete, 2007.

O trabalho de Depp e Burton rendeu indicações a diversos prêmios. Levando para casa os cobiçados Globos de Ouro e Oscar.

Então você está dizendo que nunca irá sentar pra assistir Sweeney Todd?
Eu posso assistir alguns pedaços. Realmente há coisas que eu gostaria de ver. Infelizmente, eu estou envolvido nelas.
ENTERTAINMENT WEEKLY









[ATUALIZAÇÃO] Vídeo de Halloween feito pelo FC:



15 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns amor, ficou otimo o post.


Amo demais o Sweeney *---------*

Lakshmi disse...

Este post está realmente ESPECIAL... amei ♥

Johnny como sempre, perfeito!!!

Anônimo disse...

Parabéns, amei o post <3

Laís Bernaardi disse...

Nossa , esse post ficou liindo , um dos melhores qe eu ja vi , alem de ser de um dos filmes qe eu mais amo ! simplismente perfeito <3

gabrielaanderle disse...

Bem legal o post =DD
sweeney todd, um dos melhores personagens dele cara !

Anônimo disse...

Parabéns fico otimo!!!

Anônimo disse...

amei o post,muito legal principalmente pq está na época de Halloween,amei d+

Gabriela de Lucena disse...

Adorei o post! Ainda não tive a oportunidade de assistir a esse grande clássico do Depp com a direção do Burton, ele ajudou a aumentar minha curiosidade! rsrsrsrs'
É muito bom estarmos por dentro dessas curiosidades sobre a produção deste musical! :)

Anônimo disse...

OMG meu filme preferido EVER
sério... tenho nem palavras! *-*

Anônimo disse...

o Post ta maravilhoso! adorei! *-*
e muito bom, tinha coisas ai q eu não sabia xD
como q a Helena tava gravida durante as gravações...
esqueceram o Alan Rickman?
eu sei q ele não é o foco aki, mas pra mim é o melhor trabalho dele...
vai ver é justo isso... ele ali no meio de pessoas tão maravilhosas acabou se inspirando e se dedicando mais ao projeto...
enfim, pela qualidade do filme vc percebe q todos se empenharam e deram as almas pelo filme...
meu preferido do Johnny...
- hérika

Amanda disse...

ée, essa epoca foi tensa :S
mas amoooo sweeney todd
helena, alan, Johnny, Tim, melhor filme ever!
sem falar da trilha sonora \o/

julia disse...

lindo demais o post ta maravilhoso perfeito...

YasmimD. disse...

Adorei o post. =D
Amo demais o Sweeney Tood, ele é super lindo. O Johnny interpretou muito bem o papel ^^

Anônimo disse...

eu adorei o sweeney tood. de todos os filmes que ele fez de terror esse e o melhor

Anônimo disse...

Amo todos os filmes e personagens do Johnny,mas o Sweeney Todd é diferente,morro de amores por ele.Este personagem é super dark, a cara do Halloween dos tempos passados,presente e futuro,sem falar que o Sweeney Todd é lindo e muito sexy.Meu filme favorito,sem dúvidas,agradeço pelo post,maravilhoso.

Postar um comentário